sexta-feira, 21 de agosto de 2015

CORAL ZEMER EM LIVRAMENTO


   No último dia 5 do mês em curso, o público de nossa fronteira assistiu uma única apresentação do Coral Zemer, de Porto Alegre. Foi uma belíssima noite de música, prestigiada tanto por santanenses como por riverenses. Esse evento só foi possível graças ao empenho da artista plástica Ana Baladão, integrante do Coral e ligada a esta terra por laços de amizade. Cabe salientar que Ana sempre nos brindou com eventos importantes para o mundo das artes de nossa cidade. Aqui realizou palestras, exposições, relatos de viagem. Retorna agora com o Coral Zemer, em uma parceria com a Aliança Francesa e Secretaria de Cultura do município, durante as festividades alusivas aos 192 anos de nossa cidade.
   O Coral Zemer participa há onze anos de todos os festivais de Coros de Porto Alegre e no interior do Estado, em clubes, associações, capelas, catedrais. O Coral atinge, dessa forma, um dos objetivos que é o de mostrar ao público não judaico, músicas nas línguas iídiche, ladino e hebraico e que, na maioria, são desconhecidas fora da comunidade judaica. E foi, justamente, essa apresentação irrepreensível, de alto nível, em várias línguas que emocionou a todos os presentes.
  Destaque para o maestro, o barítono Francis Padilha e os dois músicos integrantes da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre), os búlgaros Velitchka Filopova( no violino) e Filip Filipov (piano). Um conhecimento profundo do grupo, muito homogêneo, das músicas selecionadas e interpretadas, foi comentado pela assistência. Foram felizes na escolha do repertório e felizes na execução. Receberam os aplausos, em pé, da plateia presente, nessa noite memorável para os apreciadores da boa música.
   A Aliança Francesa, tendo como diretora a senhora Teresa Costaguta e como presidente a professora Agar Simões contando no seu Conselho Diretivo com Carmen Maria Serralta Hurtado, Lalo Guerra e Carmem Regina Vijande Pedroso, vem possibilitando festivais além de ciclos de palestras e sessões de cinema no intuito sempre de aproximar essa instituição de todos os órgãos relacionados à cultura da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário