sexta-feira, 2 de setembro de 2011

                Maria Schenkel Ibarra, um exemplo de vida.
                                    
                         “’Que eu não tenha nunca por objetivo o reconhecimento ou gratidão.” Oração do Mestre. Maria S. Ibarra.




         Pretérito. Tempo verbal que não se gostaria de empregar quando recordamos àqueles que amamos e já partiram, ainda que a lembrança seja de alegria. Mas a saudade que experimentamos hoje pela Dona Maria será sempre presente e não passado.  Lucien Jerphagnon , historiador e filósofo francês, em sua matéria publicada na revista Le Point, tendo por título La Belle Espérance,  discorre sobre o tema morte.  Ele afirma que para abrandar o medo e a não certeza de uma existência póstuma, o homem inventou os mitos. Talvez o autor de “Au bonheur des sages”, tenha razão.
    Dona Maria, como a chamávamos carinhosamente, exemplo de retidão e coerência se transforma em ícone ou mito, para todas as gerações que receberam seus ensinamentos que valem como uma lição de vida. Tendo se dedicado ao magistério durante longos anos possuía a competência nas disciplinas que lecionava como matemática, português, francês, literatura, psicologia educacional entre outras. Costumava ela dialogar com os alunos defendendo seus posicionamentos sem autoritarismo. Tinha uma imensa capacidade de compreensão do ser humano acompanhando as mudanças sociais que ocorriam à sua volta. Era uma mestre.  Ocupava a cadeira no.1 da Academia Santanense de Letras.  Autora de vários artigos nos jornais locais, tendo participado das coletâneas”O livro dos Patronos”, e “S. do Livramento Corpo e Alma”, ambos publicados pela Academia Santanense de Letras. Em 1987, recebeu o título de Cidadã Santanense Honorária, concedida pela Câmara Municipal de Vereadores. Em 1992, Título e Medalha de Educador Emérito honraria concedida pelo Governador do Estado através do Decreto no. 34508. Anteriormente, em 1959, um Ato de Louvor da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul lhe é outorgado por eficiência, dedicação e desprendimento no exercício de suas atividades profissionais.
    De seus múltiplos artigos sobre educação e atividades assistenciais e culturais de nossa cidade convém ressaltar o que ela diz na sua Oração do Mestre:”Que eu mantenha o meu otimismo e a minha confiança durante a Vida e apesar da Vida, certa de que esta é renovação constante.” Com certeza ela soube transmitir amor na prática do bem. Ensinou a esperança e alegria para as gerações vindouras. Só nos resta agradecer pela sua existência e pelo privilégio que tivemos de com ela conviver.
   
                        Maria Regina Prado Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário