sábado, 29 de outubro de 2011

De Noelci Prestes Cunha
 
Faz tempo que me pergunto se os nobres políticos desta cidade , aqueles senhores que dão nomes a ruas, praças escolas, etc. , esqueceram que tivemos um prefeito que mudou muita coisa nesta cidade, para melhor, que foi honesto, que dizia o que pensava, que defendia o que era justo, e que não tem seu nome lembrado para nada. Este político que eu falo é o Dr. Glenio Lemos, um homem que morreu pobre mas honrado, sem patrimônio acumulado a custa dos bens públicos e , que foi perseguido por muitos que não suportavam sua coragem de dizer o que devia ser dito. Ao mesmo tempo vejo serem inauguradas ruas , praças etc. com nomes de pessoas que não passaram de gigolôs da coisa pública ou de outros que nada fizeram pela cidade , apenas tem seu nome homenageado para satisfazer a vaidade de seus familiares.Fico indignado com isto...aliás há muito tenho isto e muito mais entalado na garganta

RESTEVA

                                                        “O tempo são as rugas da eternidade.”
                                                                          Getúlio Neves.
                                                                                             

                                                                           Por Maria Regina Prado Alves.


      Escrever poesia requer sensibilidade. Esta talvez seja a condição essencial para um poeta. Mas não a única. Necessário ainda saber criar, recriar e inventar atmosferas que nos façam navegar pelo próprio mundo interior. Ser poeta é isso: um visionário das palavras, uma espécie de feiticeiro do amor e das esperas, das fantasias e dos sortilégios.
    Sem incorrer em nenhum sofismo pode-se afirmar que Getúlio Neves já nasceu poeta. Toda sua trajetória literária não nos deixa dúvidas de que a poesia caminhou sempre ao seu lado. Por isso torna-se difícil falar do autor de “Águas Siladas” e de a “Ira do Silêncio”. Fiel às suas convicções éticas é capaz de levar o leitor a entrar em seu mundo poético através de versos bem estruturados, sem afetação, de forma simples e leve. Descreve com maestria situações do cotidiano de qualquer mortal: ”Toma teu mate sem nenhuma pressa,\respira a brisa morna em largo hausto,\sente os silêncios embelezando a tarde”.
    Discorre o autor de “Resteva” sobre temas regionais, telúricos, acentuando o amor pela terra, pelo chão em que nasceu.  “Num pedaço do meu pago\ vivo em tudo,\ moro em nada.\ Nestas sombras que se somem,\ quando chega a madrugada!”  Traz, assim, versejando o gosto do pampa, do meio em que vive,  como continua em o “Pago”: “Sou branquilho retorcido\ que em ponta de sanga vês,\ sou trilho de cancha reta\ que o alecrim já desfez”. Getúlio Neves espelha a vida como a sente com suas idiossincrasias e anseios com a propriedade de um observador arguto do mundo e das coisas à sua volta. O lirismo é uma constante em seus poemas, em estilo elegante como quem murmura exprime: Beijar é trocar de cicatrizes,\ recolher o Deus que mora em ti\ e umedece\ a minha boca quando oro e te vejo”.
    Autor ainda de “ Quadras e Quadros”, do CD “ Anéis do Tempo” e do livro de contos “O Tapa Furado”.
    É sempre uma imensa satisfação sermos contemplados com um novo livro de um de nossos melhores poetas riograndenses. O livro, ora a ser lançado, se apresenta como uma possibilidade de mergulharmos nos mais variados temas abordados que nele constam e que confirmam, sobremaneira, a vocação poética do autor.
      Que “Resteva” não seja seu último livro, que não tenha no sentido literário o mesmo significado do vocábulo. Que seja apenas mais um a enriquecer a literatura de nossa fronteira e de nosso Estado.

                   Tania Alegria – poeta e escritora – quase santanense

       “Por mis venas navegan piratas penitentes”. (Pecho adentro. Memorial de Exorcismos.” Tania Alegria.)     

     Ao longo dos séculos muitas mulheres se destacaram no mundo das letras.  Basta que nos detenhamos nos registros históricos sobre o pensamento feminino. Não vamos aqui discorrer sobre a trajetória da mulher nas diferentes áreas do conhecimento humano. Queremos, tão somente, tecer alguns comentários sobre a obra literária da quase santanense Tania Alegria. Tendo vivido em Livramento durante sua infância e adolescência desde cedo despertou para a arte de escrever.  Advogada e socióloga, radicada em Lisboa por mais de trinta anos, trabalhou por vinte e cinco anos em direito internacional marítimo.
      Tania é, atualmente, uma escritora consagrada tanto no Velho Continente como em solo pátrio. Fundadora da Sala de Escritores da língua hispânica, integra a Rede Mundial de Escritores em Espanhol, participa do Movimento Mujeres Poetas Internacional, é membro do World Poets Society e Poetas del Mundo. Seu perfil foi selecionado pela Biblioteca Digital Siglo XXI fazendo parte do elenco de autores contemporâneos. Finalista do concurso Açorianos do Estado teve seu livro, Histórias do Mundo Virtual, publicado pela Editora Movimento.
       Histórias do mundo Virtual não é o livro de estréia de Tania Alegria. Além  de  ter
 participado de várias coletâneas escreveu dois livros de poesias. Ambos bilíngües: em português e em espanhol. Não se trata de uma tradução, mas de poemas escritos com maestria na língua de Cervantes. Dotada de extraordinária sensibilidade aliada ao domínio técnico da versificação, seus poemas são de uma beleza ímpar, de uma harmonia genuína discorrendo sobre temas comuns a todos: de amor, de angústias e também de morte. No livro Inverso, Tania diz no poema Margens:”Pátria é o chão aonde alguma vez\ se imprimiram as solas dos meus versos\ e por isso eu me irei sem saber nunca\ de que lado do mar era o exílio.” Em “Memorial de Exorcimos”recebeu elogios da crítica comparando-a  a Olga Orozco , grande poeta paraguaia. Em Ritos a poeta desabafa: ”Aqui inauguro el rito de quererte,\ iluminando esquinas donde moran ausencias\ y se hace verbo el son de la distancia.” Em Histórias do Mundo Virtual Tania se consagra como contista. Em um estilo leve, sem afetação, mas com riqueza descritiva na análise dos personagens a autora relata fatos que poderiam acontecer com qualquer mortal. Vivemos no século do mundo virtual em que emoções afloram e nos tornamos, muitas vezes, reféns de nossos complexos, sonhos e decepções. O livro prende a atenção do início ao fim cujos personagens, mesmo ficcionais, acentuam a distância entre o mundo real e o virtual. Uma obra para se aplaudida de joelhos.
     Tania foge aos estereótipos, aos lugares-comuns dominando o léxico em ambos os idiomas, espanhol e português. Para nós, santanenses, é motivo de gáudio poder acompanhar o seu sucesso e divulgar a sua obra tão importante no tempo presente. Não precisamos fazer paralelo com outras poetisas da literatura atual ou não, pois conhecemos sua capacidade criativa, sua exigência interior para atingir à perfeição na arte de se expressar.
     Como ela própria admite a origem de suas memórias e o início de seus registros mentais está aqui, entre nós, onde formou sua personalidade. Quando deixou Livramento confessa ela que já era atéia, de esquerda e humanista. Ela nos honra, sobremaneira, com sua obra pelo mundo afora.
                        Maria Regina Prado Alves
Academia Santanense de Letras .
        Cadeira no. 14

Em tempo: Os interessados poderão visitar o blog de Tania: navegandoespelhos.blogespot.com

Feira do livro - lançamentos

Dois lançamentos nesta feira que foi inaugurada ontem são um convites aos leitores de nossa região. O livro da Carmen Maria Serralta Hurtado, dia 29 às 18,30h. "A fronteira onde Borges encontra o Brasil", e o livro da nossa escritora e poeta quase santanense Tania Alegria que estará autografando seu livro "Enquanto o vento", dia 13 às 18,30h. ambos no pavilhão da feira do livro na praça da Alvandega, na rua da praia em Porto Alegre.